top of page

A IMPORTÂNCIA DA RÁDIO COMUNITÁRIA


No atual momento de nossas escolas, muitas estão desenvolvendo projetos dos quais o rádio faz parte. Na realidade, o rádio não é uma mídia ultrapassada, como alguns podem imaginar. Pelo contrário, é a mídia mais utilizada e alcança todas as classes sociais.

O termo rádio-escolar diz respeito à possibilidade de utilização dos recursos da mídia rádio no desenvolvimento de projetos educativos dentro de espaços escolares. Esses projetos podem trazer enormes benefícios para a escola, pois enquanto ação educativa priorizam a

auto estima e autovalorização dos membros da comunidade, permitindo sua expressão através de sua voz, associada aos exercícios de elaboração coletiva da programação a ser veiculada.

Permitem à comunidade escolar construir seu próprio discurso, não só de entretenimento e lazer, na hora do recreio, com músicas e recadinhos para os colegas, mas ir além disso, com propostas que

engajem os alunos em projetos de colaboração para melhoria das relações entre as pessoas, que discutam questões ligadas ao seu dia a dia, como sexualidade, saúde, meio ambiente e combate a todas as formas de discriminação e preconceito.

Para criar uma rádio escolar, além de decidir o nome da rádio, é necessário construir um projeto que esteja vinculado ao projeto pedagógico da escola. O projeto deve contemplar os objetivos da rádio, a divisão de responsabilidades e que tipo de programação será veiculado. Podem ser noticiários, musicais, humorísticos, educativos e deve-se distribuí-los ao longo do tempo em que a rádio estará no ar.

Por exemplo, em um programa que trate de variedades com duração de vinte minutos, podem ser destinados cinco minutos para as notícias, cinco minutos para músicas e um minuto para intervalo comercial. Na segunda parte do programa, pode haver uma entrevista de três minutos, dois minutos para prestação de serviços (avisos, recados, divulgação de eventos, achados e perdidos, etc.) e mais quatro minutos de música.

Ficou animado? Que tal criar

uma rádio escolar em sua escola. Veja como é fácil! Os alunos vão adorar!

Para montar uma rádio-escola são necessários alguns quipamentos:

Microsystem:

Com CD player, rádio, toca-fitas e entrada para microfone. Utilizado

para reproduzir sons e gravar aquilo que não entrará ao vivo, como

vinhetas e comerciais;

Fone de ouvido:

Provê o retorno do som em execução para a pessoa que está no comando do som;

Rádio-gravador:

Aparelho acessório que pode ter uso alternado com o microsystem,

assim enquanto um é utilizado, usa-se o outro para preparar o evento seguinte;

Caixas acústicas:

Sistema de alto-falantes instalados em locais estratégicos da escola para reproduzir o que está sendo veiculado no estúdio, quatro caixas de cem wats servem um espaço para aproximadamente cem

pessoas;

Microfone:

Utilizado para captar a voz do responsável pela locução;

Mesa de som e potência:

Em que são conectados o microsystem, o microfone, os fones de ouvido, o radio-gravador. E da mesa que sai a fiação para as caixas de som. Trabalhe coletivamente com os outros professores, o resultado será maravilhoso!

REFERÊNCIA

SCUISATO, Dione A.S – PDE 2008


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page